Buscar
  • Claudio Girardi

Porque todo mundo ganha dinheiro com música menos os músicos?

Atualizado: 17 de Mar de 2019



Como autor, compositor, produtor musical e produtor de conteúdo audiovisual entendo que o que eu produzo são ativos de propriedade imaterial, e você como músico, artista, compositor, produtor musical produz o que?


A maioria dos artistas não tem muita noção do que estão fazendo quando estão criando suas músicas, obras....diferente da maioria das profissões, músicos criam "ativos financeiros", ah com certeza você nunca deve ter ouvido falar que suas músicas, obras musicais são ativos financeiros, mas o que é isso?


Quando você compra a sua casa para morar, o seu carro para se transportar, você está adquirindo um passivo financeiro. A casa que você mora não lhe gera renda, na verdade lhe gera despesas com seguro, no caso de um apartamento ou casa de condomínio, você paga um condomínio mensal, manutenção com o imóvel, pintura, consertos, IPTU, na verdade este imóvel não te está te dando uma rentabilidade, ele está gerando despesas mensais, mas se você comprar um segundo imóvel e você o alugar, ele passa a ser um ativo financeiro, pois ele passa a te gerar uma renda mensal com o aluguel que você está recebendo, o seu carro da mesma forma que a sua casa onde você mora é um passivo e não um ativo, ele te gera despesas mensais com gasolina, manutenção, seguro, IPVA..etc.


A sua música é um ativo financeiro


A música ou obra musical é uma propriedade imaterial, o seu imóvel é uma propriedade material, as obras protegidas por direitos autorais são uma "propriedade", ou seja, possuem donos, e estes donos podem fazer exploração financeira com estas propriedades ou podem optar por não explorar comercialmente estas propriedades. Mas sejamos francos, todos que estão na carreira artística estão querendo viver da sua arte e não terem que investir dinheiro de outra atividade profissional ou rendimentos financeiros para investir e continuar criando músicas ou obras artísticas sem ter nenhum retorno financeiro para poder continuar a produzir sua arte, afinal ninguém de sã consciência queimaria dinheiro, então porque que músicos tem que investir, tempo em estudo, pesquisa, dinheiro para produzir, gravar, finalizar sua música e disponibilizar de graça? Se isso fosse uma realidade de mercado, as indústrias de carro deveriam também produzir carros para doar para a população se transportar mais facilmente de um lugar ao outro, afinal quem é que manteria um negócio que só dá prejuízo ao invés lucro?


Músicas possuem direitos autorais que são recolhidos de diversas formas, a mais conhecida é o direito de execução pública, é o direito que a obra recebe cada vez que é tocada na radio, na TV, no cinema, na internet, então a sua música passa a ser um "ativo financeiro" ela te gera renda, e este direito é assegurado por lei, no Brasil é a lei do direito autoral, lei 9.610/98, provavelmente como todo bom brasileiro nunca deve ter lido a constituição e provavelmente não tem em sua casa a constituição brasileira para pesquisar quando tiver alguma dúvida sobre os seus direitos como cidadão brasileiro.



Se sua música pode lhe gerar rendimentos e você possui direitos assegurados por lei, então porque a maioria dos músicos não ganham dinheiro com a sua música?

Provavelmente seja porque não fazem idéia dos direitos que possuem quando são autores de obras musicais, e não sabendo, saem doando sua arte ao mercado sem se darem conta que poderiam estar gerando algum tipo de renda com essas propriedades imateriais, mas sejamos também francos, nem toda música as pessoas querem ouvir ou estão dispostas a pagar para ouvir, então se a sua música não tem qualidade, é um produto sem qualidade e relevância no mercado, e dentro deste disputadíssimo mercado quem oferece produtos de qualidade e relevância tem a preferência do público, então antes de sair querendo receber por sua música, seja honesto com você mesmo e se pergunte: a minha música/produto tem qualidade para fazer as pessoas sairem das suas casas e pagarem para assistir o meu show? Se a resposta for talvez, não sei...já entendeu porque não está conseguindo gerar renda com suas músicas.


Num mercado altamente competitivo a qualidade é com certeza um divisor de águas, assim como você pagaria mais por um carro de alto luxo, pela qualidade do acabamento, conforto e status social que este pode te proporcionar mesmo sabendo que um carro com preço mais popular cumpriria a mesma tarefa de te levar do ponto A ao ponto B, a sua música tem que ter o poder de seduzir o seu público com uma experiência única, e que faça essas pessoas falarem para as outras que elas precisam escutar a sua música.



Agora você começou a entender porque é importante você cuidar da sua música como você cuidaria da sua casa, você não deixaria qualquer pessoa entrar na sua casa e nem deixaria que qualquer pessoa lhe oferecesse qualquer valor de aluguel pelo seu imóvel, afinal você investiu uma boa soma de dinheiro para investir na compra dele e não vai alugar por qualquer peço que te ofereçam, assim você deve tratar as suas músicas, deve entender sobre os seus direitos, saber qual é o valor real de mercado e quais são os valores praticados neste mercado.


Obras musicais e audiovisuais são "propriedades imateriais", no meu caso trato-as como se fossem meus imóveis de locação para me gerarem uma renda, e dentro dos meus imóveis mando eu, e mais ninguém, pois também pago impostos como todo cidadão, agora uma pessoa entrar no meu imóvel e me dizer que vai alugar meu imóvel e me pagar o que acha que deve me pagar e embolsar o que acha que deve embolsar, com certeza você também não aceitaria uma proposta assim.


Você contrataria uma imobiliária para administrar sua casa com esta proposta: eu alugo a sua casa para um inquilino e te pago o que eu achar que devo te pagar. Claro que não! Você vai querer saber qual é a média que o mercado está pagando de aluguel por um imóvel com as características similares ao seu, não é mesmo?



Então antes de sair distribuindo sua música por ai primeiro entenda como o mercado está organizado, qual é o caminho do dinheiro até que ele chegue novamente ao seu bolso, e quais são os seus direitos.


Gostou? Quer saber mais sobre este jogo complicado da indústria da música?

Continue lendo e participando do meu blog.


#zooparky #claudiogirardi #childrensmusic #musicbusiness #musicameumundo #subversivo




0 visualização

©2018 by Claudio Girardi