Buscar
  • Claudio Girardi

Por que fazer networking no mercado da música?

Atualizado: 10 de Mar de 2019



Muitos músicos não tomam tempo para fazer networking e construir relacionamentos com os dois públicos do mercado da música: a indústria e os fãs. Você precisa aprender a fazer os dois, mantendo e administrando continuamente estes dois relacionamentos.


 Como funciona o networking entre profissionais da indústria musical?


O network dentro do mercado é de extrema importância, pois ele traz relacionamentos que abrem algumas portas importantes com editoras, gravadoras, promotores, empresários, instrumentistas, estúdios, rádios, canais de televisão e etc.

 O tamanho do seu sucesso é medido pelo tamanho do seu networking, ou seja, quanto maiores as suas conexões maiores as chances de você obter sucesso no seu negócio.


Eu costumo dividir o mercado em 4 tipos de profissionais

• Os que estão tentando

• Os que tentam fazer

• Os que falam que fazem

• Os que fazem

 

Prefiro networking especialmente com Os que fazem, este último é o profissional atuante no mercado.


Veja um exemplo



Photo by Shane Rouce

Você pretende fazer uma tour em uma região específica e precisará de alguns dados da região como: quem são os melhores contratantes naquela região e qual o preço médio dos ingressos que os fãs pagam para assistir a um show. Sem estes dados básicos, fatalmente você terá problemas a solucionar durante a tour naquela região. E você só consegue isso através do networking.


Lembre-se que não se trata simplesmente de sorte, e do famoso “SE”, trata-se de estar bem planejado para não decepcionar os seus fãs que irão assistir o seu show, mas infelizmente você não pode fazer porque o seu contratante não arcou com as despesas de Ecad, ou o aluguel do local, aluguel dos equipamentos, não fez a promoção adequada na região e ninguém sabia que você iria tocar naquele dia lá. Neste caso, o seu networking não agregou para o trabalho final.


Ao fazer seu network, tome tempo em conhecer os profissionais certos em cada área, contratantes, empresários, empresas de locação de equipamentos, estúdios, assessorias de imprensa especializada em entretenimento, advogados, transportadoras e etc. Os relacionamentos são importantes para o bom andamento da sua carreira e com certeza você fará amigos verdadeiros dentro do mercado.

Como fazer networking com o seu público, seus fãs?


Aqui temos outra equação difícil: os fãs esperam ter a oportunidade de conversar com você artista, conhecer mais sobre você, mas isto é porque o público em geral não tem a coragem necessária para encarar a vida de artista, pois todos acreditam que os riscos de se fazer sucesso se trata de você ganhar sozinho na loteria, por isso os seus fãs querem saber como é a sua vida e você tem que construir este relacionamento com eles, pois afinal eles são os seus clientes, então você tem que saber o que os seus clientes querem comprar, o que eles gostariam de comprar, quais são as necessidades dos seus clientes?


É muito importante ter uma base de clientes, neste mercado os seus clientes são os fãs, eles compram a sua música, compram ingressos para assistir os seus discos, vídeos, camisetas, chaveiros, bonés, posters e etc. O networking com eles é fundamental. Entendendo e se relacionando com os fãs você saberá exatamente o que eles querem e precisam de você.


Uma advertência! Cuidado com a proximidade excessiva com os fãs, isto também pode estragar o seu negócio, quando você deixa de ser diferente, único, já não há mais razão para eles serem seus fãs, por isso é importa

nte aprender a dosar esta proximidade mas continuar sendo diferente deles.


Use a ausência para aumentar a admiração dos seus fãs por você, quanto mais você é visto mais comum vai parecer, então é importante estar perto dos fãs mas com pequenas doses, a escassez cria valor, mas tome cuidado para não construir uma fortaleza para se proteger, o isolamento é perigoso ele te pode expôr a muitos perigos, porque você fica isolado de informações valiosas, misture-se, circule, mas não em excesso.


Gostou dessas dicas?

Se inscreva no meu Blog


Sobre o autor


Claudio Girardi é compositor, produtor musical, arranjador, engenheiro de áudio e pesquisador das raízes e cultura da música brasileira. Sua história com a música se inicia nos anos 80 quando começou a estudar música na escola e mesmo contra a vontade da família seguiu nesta empreitada musical. Já residiu e trabalhou no Brasil, Inglaterra, Angola e Estados Unidos, atendendo o mercado com trilhas, jingles, músicas, produção, mixagens, remixes e etc, além das agências de propaganda nacionais e internacionais.



#zooparky #claudiogirardi #childrensmusic #musicbusiness #musicameumundo #subversivo

0 visualização

©2018 by Claudio Girardi