Buscar
  • Claudio Girardi

Como ser um  músico profissional

Atualizado: 17 de Mar de 2019

Para entender sobre como ser um músico profissional, existe um ditado bem interessante: “Você só saberá a diferença de um serviço caro ou barato, quando você contratar um amador”. Podemos resumir em: “Você só saberá a diferença entre um músico profissional e um amador, quando você contratar um amador”. Dentro deste mundo do entretenimento é muito comum ouvirmos a máxima:

Todo mundo vê as cachaças que eu tomo, mas ninguém vê os tombos que eu levo”.

Já que você trabalha com arte, então a inspiração é fundamental para um bom trabalho. Para muitos músicos, a inspiração não acontece todos os dias, então nem sempre o músico profissional se sente motivado, com isso, deveria trabalhar somente quando estivesse motivado pela inspiração. Só que isto acontece de tempos em tempos, dificulta muitos artistas a desenvolverem um trabalho consistente e acabam só trabalhando quando se sentem motivados.

Um músico profissional se inspira todos os dias às oito horas da manhã.

Se você só espera o momento onde se sente motivado, dificilmente irá desenvolver um trabalho sólido suficiente para ser um músico profissional. Você precisa criar uma rotina diária com horários e prazos para desenvolver o seu trabalho. Mais que desenvolver sua criatividade, é criar qualidade e consistência, e isto é conseguido com uma construção de uma boa rotina profissional e programa de estudo e trabalho, inclusive quando você não se sente completamente motivado. Ser um profissional não é um trabalho fácil, ainda mais quando se fala sobre artes, temos a tendência de não sermos consistentes, na primeira oportunidade não cumprimos as metas e não queremos nos esforçar tanto e acabamos nos esforçando somente quando nos sentimos inspirados ou motivados. O que faz um músico ser profissional é uma diferença básica: persistência mesmo quando você não consegue atingir suas metas, é exatamente isso que irá tornar você em um profissional.

Profissionais cumprem prazos, metas e prezam sempre a qualidade máxima no seu trabalho.

Já os amadores param muito antes disso, não cumprem os prazos, as metas e não se esforçam pela maior qualidade possível, simplesmente param no meio do caminho, pois deixam que as urgências da vida pessoal entrem no meio do processo. Isto não quer dizer que você tenha que ser um workaholic e esquecer da sua família, sua vida social… muito pelo contrário, você tem controle total sobre o seu tempo, você sabe exatamente quanto tempo é preciso para desenvolver determinada tarefa. Como faço para ser um músico profissional?

1- Detecte uma habilidade em que tem maior facilidade de aprendizado, seu maior talento, algo em que se enxergue fazendo como diversão e não trabalho. Muitos músicos são talentosos, inteligentes mas não sabem exatamente o que querem. Se descobrir o que você não quer, ficará cada vez mais fácil descobrir o que você quer. Um músico profissional precisa ter foco.

2- Crie uma rotina de estudos e fixe prazos para atingir resultados. Não fixe em coisas que não pode realizar, por exemplo: perder dez quilos não é uma ação que você pode realizar com facilidade, mas se exercitar todos os dias sim. Um músico profissional precisa ter disciplina.

3- Monte uma meta semanal e siga à risca, não estabeleça metas impossíveis. Compor cinco músicas em uma semana, por exemplo. Um músico profissional precisa ser realista, ou seja ele sabe que não consegue compor cinco músicas em uma semana então ele passa para uma música na primeira semana, desmembrando o processo em dias e chegando ao final da semana com a sua meta atingida. Depois do primeiro mês passe para metas maiores e metas mensais. Eu por exemplo tenho uma meta pessoal de compor uma música por dia, não uma música necessariamente finalizada mas meu exercício diário é compor algo novo todos os dias.

4- Faça networking e construa relacionamento com outros profissionais: Busque outras pessoas que estão realmente interessados em andar dez passos à frente da maioria dos mortais.

5- Tenha sempre as melhores referências do mercado da música. Leia mais, invista em conhecimento pessoal, faça cursos, troque experiências com outros profissionais. Ser um músico profissional é ter disciplina e foco, é começar mesmo que você não queira e terminar dentro do prazo que foi estabelecido com a melhor qualidade possível, então significa que é bom se dedicar a coisas que são importantes para ti, em vez de se fazer vítima das circunstâncias da vida. Gostou dessas dicas?




#zooparky #claudiogirardi #childrensmusic #musicbusiness #musicameumundo #subversivo






0 visualização

©2018 by Claudio Girardi